Estação Ferroviária Pedro Nolasco
Museu Vale (Estação Pedro Nolasco), Vila Velha. Foto Maria Clara Medeiros Santos Neves, 2010. |
O prédio da Estação Ferroviária Pedro Nolasco, inaugurado em 1927, foi sede da Estação São Carlos da Estrada de Ferro Vitória a Minas, passando a denominar-se Estação Pedro Nolasco a partir de 1935. Atualmente pertence à Companhia Vale do Rio Doce, sendo sede do Museu Ferroviário Vale do Rio Doce.
Localizado em área com vista privilegiada da baía de Vitória, é um exemplar de características ecléticas bastante sóbrias, sem excessos decorativos nem nas fachadas nem no interior. Compõe-se de três pavimentos divididos basicamente em três compartimentos cada um.
A fachada principal tem o corpo central destacado pelo pórtico de colunas jônicas no primeiro pavimento e por um arco abatido que alcança os três vãos do terceiro pavimento.
O destaque do interior verifica-se mais uma vez nos compartimentos centrais devido especialmente aos vãos e suas esquadrias, sendo o terceiro pavimento enriquecido pela presença da cúpula.
***
Localização: Argolas, município de Vila Velha, em frente à baía de Vitória.
tombamento: Conselho Estadual de Cultura, em 17/3/1986, processo n. 02/84, inscrição no Livro Histórico n. 127, fl. 24.
[Texto que integra as exposições do Museu Ferroviário Pedro Nolasco]
---------
© 2000 Texto com direitos autorais em vigor. A utilização / divulgação sem prévia autorização dos detentores configura violação à lei de direitos autorais e desrespeito aos serviços de preparação para publicação.
---------
Maria Clara Medeiros Santos Neves, coordenadora do site ESTAÇÃO CAPIXABA, é museóloga formada pela Universidade do Rio de Janeiro e pós-graduada em Biblioteconomia pela UFMG, autora do projeto do Museu Vale e de diversas publicações. (Para obter mais informações sobre o autor e outros textos de sua autoria publicados neste site, clique aqui)
0 comentários :